Crianças pequenas têm um conceito muito limitado de espaço físico. Essa divertida atividade vai ajudá-los a descrever a sua casa e também vai introduzi-los ao conceito de mapeamento. É uma ótima brincadeira que irá entretê-los! Se os passos a seguir parecerem muito complicados, sinta-se livre para ajudar seu filho a desenhar um mapa mais simples – o jogo vai continuar sendo muito divertido.
O que você precisa:
- Um pedaço grande de cartolina
- Papel colorido
- Tesoura sem ponta (arredondada)
- Cola
- Canetinhas
- Objetos que representam o tesouro
Siga as instruções e leia para o seu filho...
Passo 1: Todo mundo sabe que não dá pra encontrar um tesouro sem um mapa. Então, vamos fazer um mapa! Use a cartolina grande para representar a sua casa. Em seguida, ajude seu filho a recortar alguns retângulos em papel colorido. Cuidado com a tesoura!
Passo 2: Decida qual quarto cada retângulo vai representar e desenhe pequenas imagens sobre eles para que os caçadores de tesouro compreendam o mapa facilmente. Desenhe um chuveiro no retângulo equivalente ao banheiro, uma cama no que representa o quarto, um sofá no que é a sala de estar, e assim por diante.
Passo 3: Agora, cole os quartos no seu mapa no espaço correspondente desses cômodos da sua casa.
Passo 4: Onde o seu pequeno escondeu o tesouro? Ok, marque no mapa o quarto em que o tesouro está escondido. Então, com seu filho, dê o mapa a um amigo, irmão ou irmã e veja se eles conseguem encontrar o tesouro. Você pode ajudá-los desenhando um pequeno caminho de linhas pontilhadas no mapa para levá-los direto ao tesouro secreto.
Se quiser brincar novamente, você pode incluir outras áreas no mapa da próxima vez. O seu quintal ou o parque local, por exemplo. Vamos lá, marujos!