Atividade anterior

A grande caça ao tesouro

Próxima atividade
Ser ativo Ser ativo
  • Jogo
    Jogo
  • duration
    1h
  • Interior & Ao ar livre
    Interior & Ao ar livre
  • years
    3 a 4 anos
  • heart
    5 / 5

Esta caça ao tesouro com tema de piratas é a maneira ideal para ajudar seu filho a desenvolver sua noção de espaço e a aprender a dar instruções, com muitas moedas de ouro e mapas do tesouro pelo caminho. Na brincadeira, as crianças vão preparar (mas não participar de) uma caça ao tesouro. A aprendizagem acontece quando eles derem pistas e encontrarem maneiras de explicar onde esconderam o tesouro.

A grande caça ao tesouro
A grande caça ao tesouro

Viva! Você descobriu o tesouro graças às instruções e ajudou seu filho a desenvolver sua noção de espaço e sua capacidade de dar instruções. Vistam-se como piratas e divirtam-se! Você precisará de:
Moedas de chocolate (ou outro tesouro)
Papel (opcional: chá ou um isqueiro para envelhecer)
Trajes de piratas

Siga as instruções e leia para o seu filho...

Passo 1: Seu filho precisa escolher um lugar na casa ou no jardim para esconder seu tesouro (moedas de chocolate, por exemplo).

Passo 2: Peça para o seu filho desenhar um mapinha para ajudar a localizar o tesouro. Ele pode incorporar o espírito pirata e mergulhar o mapa em um chá, para parecer envelhecido. Se as crianças quiserem, os adultos podem ajudar queimando o mapa superficialmente.
Passo 3 (opcional): Sugira que seu filho escreva algumas pistas em pedaços de papel para serem colocadas em pontos estratégicos ao longo da rota. Algo como, por exemplo, "Vá para a cozinha" ou "olhe atrás da porta do banheiro". Controle a vontade de se intrometer nas ideias, mas elogie os esforços das crianças e, com delicadeza, avise se alguma parte da caça ficar confusa. 

Passo 4: É hora do seu filho esconder o tesouro seguindo o mapa onde "a letra X indica o local" e, se ele tiver decidido deixar pistas escritas, é hora de deixá-las nos lugares certos.
Agora, seu filho precisa explicar pra você (ou pra um irmão) como chegar ao prêmio usando apenas comandos como direita e esquerda, frente e trás – talvez você tenha de ajudar um pouquinho. Você também pode sugerir que eles contem os passos entre uma pista e outra para que tenham uma melhor noção de espaço e de distância.

 

Criar meu diário familiar

Ainda quer brincar? Descubra um montão de atividades!