O Primeiro Dia Escolar do seu Filho

Ir para a escola
Dá pra acreditar que o seu pequeno já vai começar a ir para a escola? Como isso pode ser algo assustador para vocês dois, aqui vão algumas dicas úteis.
O Primeiro Dia Escolar do seu Filho

Antes do grande dia, certifique-se que seu filho sabe o que vem pela frente. Nas semanas que antecederem a ida pra escola, converse bastante sobre o que as crianças vão fazer lá. Leia livros sobre primeiros dias de aula. Visite a escola e conheçam juntos o professor, se for possível. Se houver outras crianças que você conheça na mesma escola, conte para os seus filhos para eles não se sentirem sozinhos. Como estão as habilidades de cuidado pessoal dos seus filhos? Eles conseguem ir ao banheiro ou tirar e pôr a roupa sem ajuda? Caso não, eles não serão os únicos, então discuta o assunto com a escola com alguma antecedência. Escolham os materiais escolares juntos e deixe seu filho escolher sua nova mochila ou o conjunto de lápis de cor. Ficar animado em usar um lápis ou um caderno especial pode afastar qualquer apreensão da cabeça do seu filho.
Outra dica que pode ajudar no primeiro dia seria chegar no horário, mas não muito cedo, e se apresentar para o professor novamente. Mostre que você está feliz e que confia no professor. Quando for hora de dar tchau, não fique emocionado. Despeça-se de um jeito rápido e alegre – você pode enxugar as lágrimas quando seu filho estiver em segurança, na aula. E lembre-se: esta é uma parte muito importante e emocionante no desenvolvimento da criança e muitas outras histórias ainda serão contadas nos próximos dias e meses! Conte o que você vai fazer naquele dia sem que pareça algo muito interessante e tranquilize-o dizendo que você estará esperando por ele no final do dia. E não se atrase quando for buscá-lo, é claro! Como estes primeiros dias podem ser difíceis para você também, mantenha-se ocupada. Vá fazer compras com uma amiga, encontre alguém para tomar um café, vá naquela galeria de arte que você queria visitar, ou vá na academia!
Depois da escola, elogie seu filho por ser tão adulto e, por que não, faça um agrado e leve-o para um passeio no parque. Pergunte como foi o seu primeiro dia. Do que ele brincou? Com quem se sentou no almoço? Consegue lembrar os nomes dos seus amigos novos? Compre um sorvete! Foi um grande dia e vocês dois merecem!
Como foi o primeiro dia do seu filho na escola? Você usou algumas das técnicas deste artigo ou tentou algo mais?


Aprendendo ver as horas

Aprendendo ver as horas

Saiba mais
Por que o quarto do meu filho é uma bagunça?

Por que o quarto do meu filho é uma bagunça?

Saiba mais