Ensinando seu filho a cuidar dos dentes

Limpo e arrumado
Eca! Existe alguma coisa que dê mais culpa do que o dentista dizer que seu filho tem cáries? É de partir o coração. Mas não se sinta mal, isso acontece. Aqui vão algumas dicas para evitar que outras cáries apareçam.
Ensinando seu filho a cuidar dos dentes

Uma boa higiene dental começa cedo e deve ser divertida! Converse com seu filho sobre alimentação saudável para que ele tenha um sorriso brilhante. E não se esqueça de encorajá-lo a beber bastante água.
Mostre ao seu filho a técnica de escovação “pra cima e pra baixo, pra dentro e pra fora” usando pasta de dente com flúor para crianças, na quantidade do tamanho de uma ervilha. E não esqueça dos dentes de trás! Você também vai ter de ensinar como cuspir a pasta, ao invés de engoli-la – principalmente, porque alguns sabores são muito bons! A maioria das crianças precisa de ajuda – ou, pelo menos, de supervisão – para limpar os dentes até os sete ou oito anos. É uma tarefa muito importante e precisa ser feita da maneira correta!
Mais algumas dicas: se eles não derem importância para a escovação, tente descobrir o motivo. Se não gostam da pasta de dentes, sugira que usem menos. Ou tente outro sabor – há muitos no mercado! Fale sobre exemplos de bons dentes. Por exemplo: "Você não gostaria que seus dentes fossem brancos e brilhantes como os do Woody, do Toy Story?"
Já o uso de fio dental pode ser mais difícil. Provavelmente, você vai ter de ajudá-los até os oito anos. Já pensou em tentar suportes que têm uma inclinação especial para ajudar seus pequenos (ou você mesmo!) a alcançar os dentes de trás, que são mais difíceis?
Faça a limpeza dos dentes parecer uma brincadeira! E façam isso juntos! Você pode comprar ótimas escovas de dentes que piscam ou que tocam música para ajudar seu filho a saber quanto tempo deve durar a escovação. Ou use um temporizador de cozinha, ou um cronômetro. Se as crianças souberem quando devem parar de escovar ao invés de você ter de falar, elas vão se sentir no controle da situação.
Pode ser difícil ensinar as crianças a terem uma boa higiene dental, mas não desista! O sorriso bonito que eles terão será a sua recompensa (e a deles também).
Como você faz para que seus filhos tenham uma boa saúde dental? Queremos ouvir suas sugestões!


Faça a Escovação Ser Mais Divertida com este Cronômetro

Faça a Escovação Ser Mais Divertida com este Cronômetro

Saiba mais
Por que o quarto do meu filho é uma bagunça?

Por que o quarto do meu filho é uma bagunça?

Saiba mais