Como brincar com seus filhos

Ser ativo
Você é um adulto – então pode ser difícil entrar na mente de uma criança e lembrar de como é brincar! Aqui vão algumas sugestões de coisas simples para se divertir com seus filhos.
Como brincar com seus filhos

Você não precisa pagar por férias caras ou comprar o mais novo brinquedo para se divertir com seus filhos. Algumas das atividades mais divertidas para crianças pequenas acontecem simplesmente sendo criativo em casa.
Talvez você possa juntar uma pilha de roupas velhas, caixas vazias, potes de Danoninho e deixar sua imaginação viajar, vendo o que você pode criar! Ou você pode ajudar seus filhos a encontrar coisas na natureza para brincar, como pedras e conchas. O bônus disso é que são duas atividades em uma – encontrar os materiais e decidir o que fazer com eles!
Não esqueça que muitas das melhores brincadeiras não precisam de coisa alguma! Tente as suas brincadeiras antigas favoritas, como esconde-esconde e pega-pega. Elas podem ser realizadas tanto dentro quanto fora de casa e funcionam para crianças de todas as idades – o que significa que você pode envolver os irmãos mais velhos também! Além de aproveitar um tempo com seus filhos, esse tipo de brincadeira também vai ensiná-los muitas lições úteis, como esperar sua vez, aprender a contar, melhorar suas habilidades verbais e sociais, além de aumentar sua confiança.
Faça com que seus filhos se envolvam em atividades mentais. Talvez vocês possam planejar um projeto de arte juntos. Isso não só vai ajudá-los a se tornarem mais engenhosos, como estimulará sua capacidade de concentração e, provavelmente, fará com que se sintam orgulhosos do resultado!
Também é bom sair da casa quando puder – ir ao parque de patinete ou jogar bola. É uma diversão para todos - além disso, eles estarão fazendo exercícios!
Não se sinta culpado se você não tiver tempo para brincar com seus filhos toda hora. A maioria de nós tem muitas outras coisas que precisam ser feitas também! Experimente a técnica "Só um minuto". Diga a si mesmo (e pra eles!) que você vai brincar só por um minuto para começar a brincadeira e que, depois disso, você precisa parar porque tem coisas pra fazer. Assim, eles têm a sua atenção por um tempinho, você não fica sobrecarregado com a necessidade de brincar e seus filhos vão gradualmente se acostumando a brincar sem a orientação de um adulto.
Que brincadeiras e atividades você gosta de praticar com seus filhos? Deixe a gente saber!


Vamos lá, marujos! É a Caça ao Tesouro para Crianças!

Vamos lá, marujos! É a Caça ao Tesouro para Crianças!

Saiba mais
Por que o quarto do meu filho é uma bagunça?

Por que o quarto do meu filho é uma bagunça?

Saiba mais